INTOLERÂNCIA A LACTOSE

image_pdfGerar PDF

Você sabe o que é isso? já ouviu valar dessa doença? Vamos lá!

As pesquisas mostram que 70 % dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância ao leite.

Intolerância a lactose é uma condição em que a pessoa perde parcial ou completamente a capacidade de digerir a o açúcar existente no leite e em seus derivados.

Isso ocorre quando o organismo não produz, ou produz de maneira insuficiente a enzima digestiva chamada lactase, que é responsável pela digestão do açúcar do leite.

Quando isso acontece, esse açúcar do leite chega no intestino grosso sem ser digerido, e lá ele é fermentado pelas bactérias que fabricam ácido lático e gases e toxinas.

https://senaicapitalpartners.com/eidh-antikeimenwn-aytosynarmologhshs/ uma diferença grande entre intolerância a lactose e  a alergia ao leite. a alergia é uma reação imunológica às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma quantidade mesmo mínima de leite. já na intolerância os sintomas variam de acordo com  a maior ou menor exposição ao leite.

Tipos:

• Primária: redução progressiva natural da quantidade de lactase no organismo
  • Secundária: deficiência de lactase provocada por doenças do intestino com o diarreias crônicas, doença celíaca, doença inflamatória intestinal, sii, etc.
  • Congênita: nasce sem produção de lactase (mais rara).

Sintomas:

Surgem minutos ou horas após a ingestão de leite e derivados:

• Distensão abdominal, cólicas, diarréia, flatulência (excesso de gasees),, dor de cabeça, náuseas, até ardor anal e assaduras pela existência de fezes mais ácidas.

Diagnóstico:

• Exames laboratoriais: teste de tolerância a lactose.

Tratamento:

• Suspender a ingestão de leite total inicialmente, e depois reintroduzir aos poucos pra identificar a quantidade máxima que o organismo suporta sem apresentar sintomas.
  • Uso de enzima sintética.

Dicas:

• Não precisa abolir completamente o leite da dieta
  • Há outros tipos de leite: soja, arroz, aveia, coco, etc que não contem lactose.
  • Há leite de vaca sem lactose no mercado.
  • Não esquecer outras fontes de cálcio para enriquecer a dieta.
Veja também o vídeo sobre este assunto.

Seu e-mail não será publicado.*