Pós Consulta

image_pdfGerar PDF

Leia com Atenção

Os dados abaixo visam dar orientações desde os procedimentos seguintes à consulta até orientações do pós-operatório das cirurgias mais frequentes, de maneira que diminuam as dúvidas que nossos pacientes mais apresentam. Leia com atenção principalmente o tópico referente à cirurgia proposta ao seu caso.

Thinking smiling woman with questions mark above head looking up isolated on white background

A decisão

  •  O primeiro passo após sua consulta médica é tomar a decisão de ser submetido ao procedimento proposto, considere tudo que conversou com o cirurgião, avalie as opções propostas e só tome a decisão quando estiver certo da sua escolha.
  •  Decidido pelo procedimento, avalie a data melhor para ser realizado e agende o dia, considere o prazo de recuperação, o trabalho, os filhos e o momento de vida, agende no período que julgar melhor para você com nossas secretárias.
  •  Providencie os exames e agende uma avaliação com o anestesista, nossa secretária lhe orientará nesse agendamento.
  • Contate nossas secretárias ou agende um retorno para esclarecer suas dúvidas se necessário.

Os exames

  • Exames laboratoriais de rotina são solicitados junto com alguns exames específicos que podem variar conforme o porte da cirurgia, a idade ou patologias prévias apresentadas pelo paciente.
  • Acima dos 40 anos uma avaliação cardíaca pode ser necessária.

Avaliação com o anestesista

  • Uma avaliação com o anestesista faz parte da rotina pré operatória.
  • Responda, sem omitir nada, todas as perguntas do anestesista, comunique sobre os medicamentos que estiver utilizando e sobre o uso de drogas. Não esqueça nada. Siga as orientações de continuar ou suspender a medicação conforme o anestesista informar.
  • Evite uso de medicamentos que contenham A.A.S ( Ácido Acetil Salicídico) e Ginkobiloba de forma contínua pelo menos por uma semana antes da data marcada. Os medicamentos para emagrecer também devem ser abandonados uma semana antes. Evite anti-inflamatórios 3 dias antes. Outros medicamentos anti-coagulastes, analgésicos e medicações para o controle do diabetes, bem como medicações para ansiedade e depressão também devem ser informados ao médico, pois as doses dessas medicações podem ser alteradas ou até mesmo suspensas para a realização do procedimento cirúrgico.
  • No dia da cirurgia traga com você todos os medicamentos que estiver tomando, especialmente os de controle de pressão arterial, diabetes, para o coração, asma etc e mesmo os que usa esporadicamente, como os remédios para enxaqueca, colírios, cólicas menstruais etc.

Os tipos de anestesia

Anestesia local com sedação

Nesta, a anestesia é local, igual á usada pelo dentista, porém o paciente é sedado pelo anestesista e dorme enquanto é operado. O anestesista além de sedar, controla o pulso, a pressão e todos os sinais vitais do paciente através de monitores eletrônicos.

Cirurgias de pequeno porte ou tumores de pele e cicatrizes, são exemplos de operações feitas com anestesia local e sedação.

As operações corporais de pequeno ou médio porte do corpo também podem ser feitas com anestesia local e sedação.

Anestesia peridural ou raquidiana

As cirurgias  maiores são realizadas com anestesia peridural, a mesma anestesia usada nas cesarianas, apendicite etc. A anestesia é feita com paciente sedado e quase dormindo, portanto dificilmente você lembrará ou sentirá a anestesia. O anestesista permanece o tempo da operação monitorando seus sinais de pulso, pressão arterial etc, por aparelhos. O paciente dorme todo o tempo da operação e também durante parte do tempo que permanece na recuperação.

Anestesia Geral

Em algumas cirurgias pode estar indicado anestesia geral como as videolaparoscopias e as cirurgias abdominais de grande porte. Neste tipo de anestesia é associado anestesia local para reduzir a dor no pós operatório. Os medicamentos são de efeitos rápidos, sendo que você acorda logo depois da anestesia.

Preparação para a Cirurgia

Dias antes da cirurgia

Nos 3 dias que antecedem a cirurgia procure ter uma alimentação saudável, evite participar de festas agitadas, durma cedo e tome bastante líquido (prefira água). Se apresentar algum sintoma tipo febre, dor de garganta, tosse, etc, avise seu médico imediatamente. Caso tenha alguma dúvida procure solucioná-la com seu cirurgião o mais cedo possível.

O jejum para a Cirurgia

Toda e qualquer cirurgia, independente do tipo de anestesia deve ser feita com jejum de no mínimo 08 horas antes da cirurgia. O jejum inclui não somente alimentos, mas também líquidos, portanto uma pequena xícara de cafezinho ou pequeno copo de água também são proibidos, assim com balas, chicletes e pirulito. Caso tenha consumido algo, o anestesista deve ser avisado.

No dia da cirurgia

No dia da cirurgia programe-se para não atrasar no horário de internação, esteja no hospital 1 hora antes do horário marcado para a internação. As cirurgias podem atrasar para começar quando não são no primeiro horário do dia, tenha paciência e compreensão para manter-se tranquila(o) até o momento da cirurgia.

Não passar cremes no corpo, não usar esmalte ou base nas unhas de mãos e pés. Trazer objetos de uso pessoal (escova, pasta, chinelo,…). Não trazer jóias ou objetos de valor. Não esqueça de levar roupas largas com abertura na frente e com elástico, assim não terá dificuldade ao se vestir devido á limitação de alguns movimentos ou pelo tamanho do curativo que muitas vezes tem camada espessa de algodão.

TIRE SUAS DÚVIDAS

Fone: 74 3535 1381

 Whatsapp: 74 9 9930-7029 – para agendar consulta ou tirar dúvidas

    Deixe seu comentário

    Seu e-mail não será publicado.*

    Open chat